Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores mundiais de amianto. O tipo de amianto mais comercializado é o amianto branco (crisótilo).

No Brasil o amianto tem sido usado em milhares de produtos: telhados, caixas de agua,placas para cobertura, cimento-amianto, discos de embraiagem, tecidos, lonas, pastilhas, tintas etc.

Há estados que proíbem a comercialização do amianto, tais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Devido às campanhas contra amianto nos últimos anos, existe uma tendência de diminuição da sua produção.

A mina de Minaçu é uma polémica no Brasil, visto ser a única mina que ainda continua a produzir amianto. As estatísticas mostram que, se o Estado avançar com o fecho da mina, a cidade iria ficar sem 70% dos habitantes, juntamente com o desaparecimento de 5500 empregos.

O Ministério de Saúde Brasileiro avaliou o número das vítimas de amianto nos últimos dez anos em 2400 pessoas. A Lei 9.055 de 1.6.1995 regulamenta a extracção, industrialização, utilização, comercialização e transporte do asbesto/amianto assim como dos produtos que o contenham, no Brasil.

Neste momento o Tribunal Superior Federal está a avaliar a proibição total de amianto no território nacional.